sexta-feira, 21 de março de 2008

ERVA-DOS-GATOS



Sabiam que existe uma erva deixa os gatos todos tolos? E não só os gatos. A maioria dos felinos também sofre o efeito dessa erva.
O nome mais comum é Erva dos gatos, mas também pode ter outros nomes: erva-gateira, erva-gato, neveda dos gatos, catmint (inglês), hierba del gato (espanhol), herbe aux chats (francês), cataria (italiano) e o nome científico: Nepeta Cataria.


Esta erva é da mesma família que a Hortelã e as folhas até são parecidas, mas as da hortelã são mais pequenas. Ela uma planta nativa da Europa e da Ásia e foi levada para o Japão e para a América do Norte, onde se tornou comum. Quando cultivada atinge cerca de 50 cms de altura.
A reação à planta ocorre em cerca de 80% dos felinos, ou seja, além dos gatos, os leões, pumas, onças, leopardos, etc. sucumbirão aos efeitos da planta. E que efeito é esse? Segundo veterinários e especialistas, o odor exalado por esta planta contém uma substância chamada Neptalactone que, ao ser percebida pelo órgão de Jacobson, situado no cérebro do gato, faz com que o instinto predador do animal seja estimulado.
É claro que a reação a essa planta é herdada geneticamente, alguns gatos são imunes enquanto outros possuem uma reação maior, geralmente os machos.
A reação dura poucos minutos, após duas horas o gato lá se recompõe.

Embora alguns gatos tentem comê-la, cientistas afirmam que a reação só ocorre ao odor e devido a isso muitos mordem, mastigam, esfregam ou rebolam-se sobre a erva com o objetivo de liberar a essência das folhas.
A erva é colhida quando a produção dessa essência atinge o nível máximo e as suas flores e folhas são desidratadas cuidadosamente para preservar o odor.
Após seca, serve para encher os mais variados tipos de brinquedos, almofadas e arranhadores, com o intuito de fazer o brinquedo mais atraente para os fgatos. Tais brinquedos acabam por ativar o lado predador do animal e eles são capazes de ficar a brincar mais de uma hora 'caçando' o brinquedo. Após a brincadeira, eles dormem um sono profundo.

A erva é considerada terapêutica para a recreação e controle do stress de felinos, sem efeitos tóxicos e nenhuma dependência química ou física. Recomenda-se que seja permitido o contato do felino com uma folha de erva, por exemplo, cerca de duas vezes por semana.

Dentre as propriedades medicinais da erva-dos-gatos temos: analgésica, anticatarral, antiespasmódica, aromática, calmante, carminativa, emenagoga, estomáquica, expectorante, febrífuga, refrigerante, sedativa, sudorífera e tónica dos nervos. Ufa!
Vende-se em lojas de Plantas ou de Animais. É possível comprar sementes, a planta em si, a erva desidratada ou em spray. É uma diversão natural, saudável e indispensável aos bichanos.


Como Plantar:


Escolham bem a área do canteiro, preferencialmente terras com alto teor de matéria orgânica. Em geral, as ervas não devem ser cultivadas com uso de adubos químicos para se obter um sabor mais intenso e plantas mais compactas. Revolva a terra entre 20 e 30 cm de profundidade e, se desejar, misture para cada m² de canteiro 150 g (1 copo) de húmus, uma semana antes da semeadura ou do transplante. Irrigar uma vez por dia, sem encharcar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde. Também podem ser cultivadas em vasos dentro de casa.

Dicas: gosta de solos bem drenados e arenosos, em pleno sol. Depois de florescer, podar bem.
Época de plantio: todo o ano, exceto em épocas de geadas.

Vale a pena lembrar que os gatos também reagem a outras plantas como a Valeriana (Valeriana Officinalis) e que a erva-dos-gatos atrai abelhas, mas repele insetos e baratas.
(adaptado de blogparacurioso.blogspot.com)

2 comentários:

gatosecaes disse...

Olá, boas tardes.
Olha, seria um grande atrevimento perguntar se arranjaste sementes de erva dos gatos? a minha Alice adora.... e eu gostava de lhe arranjar um vaso para ela (e para os outros 2)
passei horas em sites de horticultura e nada...
a proposito, a minha alice é uma gata preta girissima.. a ver aqui:
http://patasepatinhas.blogspot.com/2007/01/j-chegou-mas-eu-cheguei-primeiro-ao-meu.html#links
muito obrigada pela atenção e se souberes....
carolina
caesegatos@gmail.com

Anónimo disse...

Olá, boa noite.....tb já pesquisei varios sites de horticultura enão encontrei esta erva milagrosa...rs por favor se souberes me envie um email....marildasantos9@yahoo.com.br